Aspectos Gerais

Nos dias de hoje, devido a grande procura pela melhor qualidade de vida, os produtos orgânicos vêm ganhando as prateleiras dos supermercados, as feiras livres e existem algumas lojas especializadas na venda destes produtos.

Já há algum tempo, donas de casa descobriram que comprar alimentos orgânicos pela internet é um bom negócio. Após uma pesquisa rápida, elas perceberam que a compra feita diretamente com o produtor fica cerca de 40% mais barata que aquela efetuada nos supermercados -mesmo naqueles que também fazem vendas on-line.

Apesar de ser uma tendência mundial, a compra pela internet ainda não é tão comum no Brasil, e poucos produtores possuem serviços de venda direta on-line.

Comprando produtos orgânicos:

  • Sua comida é mais saborosa

Esta é a simples razão pela qual muitos dos famosos chefs procuram produtos orgânicos.

  • As substâncias químicas ficam fora de seu prato

“Produzido organicamente” significa produzido sem pesticidas, herbicidas, fungicidas tóxicos ou fertilizantes artificiais que danificam o solo. Um relatório da Academia Americana de Ciências, de 1987, calculou em 1 milhão e 400 mil os novos casos de câncer provocados por pesticidas.

  •  Você protege a qualidade da água

O nosso corpo é composto por 2/3 de água. Os pesticidas se infiltram nos lençóis freáticos e córregos de água. A Agência de Proteção Ambiental Americana calcula que os pesticidas, alguns deles causadores de câncer, já poluem metade da água potável dos EUA.

  • Você refaz bons solos

Revertemos a perda anual de bilhões de toneladas de terra boa. Na América do Norte, agricultores orgânicos usam compostos e cobertura verde para tornar o solo vivo e saudável novamente. Isto traz de volta o sabor do alimento.

  • Você paga o verdadeiro custo da comida

O alimento orgânico é, na realidade, a forma mais barata de comida. Um alface convencional parece custar R$ 0,50, mas não se esqueça os custos ambientais e médicos. O escritor Gary Null diz: ”Se você somar o real custo ambiental e social de um pé de alface, ele pode vir a custar de 2 a 3 dólares”.

  • Você ajuda o pequeno agricultor

O trabalhador rural precisa ser preservado, não o alimento. Comprar o produto orgânico ajuda a acabar com o envenenamento por pesticidas de cerca de um milhão de agricultores por ano, no mundo inteiro, e ajuda a manter as pequenas propriedades.

  • Você ajuda a restaurar a biodiversidade

Fazendas orgânicas criam ecossistemas fortes equilibrados e culturas mistas, em vez de monoculturas, que são mais sensíveis a pragas. Apesar do uso de pesticidas ter aumentado, as perdas por causa de insetos estão cada vez maiores.

 

  • Você reduz o aquecimento global e economiza energia

O solo tratado com substâncias químicas libera uma quantidade enorme de gás carbônico, gás metano e óxido nitroso, segundo Lovins, do Instituto das Montanhas Rochosas. A agricultura e administração florestal sustentáveis podem eliminar 25% do aquecimento global. Atualmente, mais energia é consumida para produzir fertilizantes artificiais do que para plantar e colher todas as safras.

Na próxima quinzena falaremos sobre a diferença entre os produtos orgânicos e hidropônicos.

 

Haiana Matias

Viviane Macedo