Orgânicos Conceitos

Produtos orgânicos são muito mais que produtos sem agrotóxicos e sem aditivos químicos. Eles se originam de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantém a vida do solo intacta.

As técnicas usadas para se obter o produto orgânico incluem emprego de compostagem1, adubação verde2 e manejo orgânico do solo3. Esse conjunto de fatores garante a mais alta qualidade biológica dos alimentos.

Para se ofertar ao consumidor alimentos saudáveis e mais nutritivos, o agricultor necessita trabalhar em harmonia com a natureza, recorrendo aos conhecimentos de diversas ciências como agronomia, ecologia, sociologia, economia e outras. O produto orgânico é diferente do produto da agricultura convencional, que emprega doses maciças de inseticidas, fungicidas, herbicidas e adubos químicos altamente solúveis.

A produção orgânica obedece normas rígidas. Essas normas serão discutidas no próximo texto, onde falaremos de certificação e legislação.

1 Compostagem é a arte de transformar lixo em adubo orgânico.

2 Adubação verde é o cultivo de plantas que estruturam o solo e o enriquecem com fósforo, potássio, enxofre, cálcio e nitrogênio.

3 Manejo orgânico do solo é um conjunto de operações realizadas com o objetivo de propiciar condições favoráveis à semeadura e ao desenvolvimento das plantas cultivadas.

Haiana Matias

Viviane Macedo